Quando o plano de saúde recusa a cirurgia reparadora, as consequências podem ser graves. A negativa de cirurgia reparadora pelo plano de saúde pode levar o paciente a sofrer complicações físicas e emocionais, além de sentir desamparo. Além disso, essa prática ocorre frequentemente em casos relacionados a cirurgia pós-bariátrica, acidentes ou problemas estéticos que impactam a saúde. Os planos de saúde, contudo, têm o dever de oferecer tratamentos necessários para garantir o bem-estar do paciente.
Aceitar a negativa sem questionar agrava o quadro de saúde. Nesse sentido, a falta de tratamento adequado compromete a recuperação e aumenta o risco de complicações futuras.
Palavra do especialista: o que diz a lei sobre negativas de cobertura?
Dr. Luís Mariani, advogado especializado em Direito Médico e da Saúde, explica que as negativas de cirurgias reparadoras pelo plano de saúde, em muitos casos, desrespeitam o direito à saúde e à dignidade. Além disso, ele ressalta que os convênios devem custear tratamentos essenciais. Cirurgias reparadoras, mesmo com aspecto estético, corrigem deformidades, melhoram a mobilidade ou previnem problemas psicológicos.
Tribunais brasileiros frequentemente determinam que planos cubram cirurgias reparadoras, garantindo o cuidado necessário aos pacientes. Essa compreensão judicial, portanto, protege o direito à saúde.
Além disso, profissionais médicos recomendam muitos procedimentos relacionados à saúde, como reconstruções após traumas ou redução de excesso de pele. Planos, por outro lado, não podem recusar sem justificativa sólida. Por isso, compreender seus direitos ajuda a reverter negativas. Buscar apoio jurídico garante que o caso seja avaliado com precisão.
Como agir diante da negativa do plano de saúde?
Caso o plano negue a cirurgia, solicite por escrito os motivos da recusa. Esse documento, então, permite avaliar a justificativa e verificar possível abuso.
Com apoio jurídico, é possível contestar a negativa. Um advogado especializado analisa o caso e ingressa com ação judicial, se necessário, para garantir o procedimento. Nesse meio tempo, é essencial reunir todos os documentos e laudos médicos que comprovem a necessidade do tratamento.
Não enfrente o problema sozinho. Um especialista orienta os passos corretos, aumentando as chances de sucesso e assegurando seus direitos. Dessa forma, você reduz o impacto emocional e agiliza a solução.
Confie no seu direito à saúde
Enfrentar um plano de saúde pode ser desafiador, mas você tem opções. Informar-se, acima de tudo, e contar com suporte especializado tornam a solução possível.
O escritório Mariani Advocacia é especialista em casos envolvendo negativa de cirurgia reparadora por plano de saúde. Além disso, tem ajudado pacientes a recuperarem sua saúde e qualidade de vida. Esta firma de advocacia atende a todo o Brasil e pode te ajudar. Para isso, entre em contato através do WhatsApp ou de ligação, ambos para o número 71 99984-5230.
Este conteúdo tem caráter informativo, sem finalidade acadêmica, bem como, científica. Ele foi feito para ser compreendido, acima de tudo, por quem não tem formação jurídica. Desse modo, não induz ao litígio e nem é oferecimento de serviços ou captação de clientela.
Sabia que você pode ajudar alguém só pelo fato de compartilhar este conteúdo? Mesmo que você não saiba, alguém do seu ciclo pode estar precisando destas informações.
Por fim, compartilhe!